Esse navegador não suporta Javascript.
Início da Página
Início do cabeçalho

Acesso aos links do Governo Estadual

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Poder Executivo do Estado de São Paulo

Início do menu
Início do conteúdo

Lei de Acesso à Informação

Cartilha - Acesso à Informação

O objetivo desta publicação é sistematizar informações e orientações gerais e introdutórias sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e legislação correlata, bem como sobre o papel dos Serviços de Informações ao Cidadão (SIC) no âmbito do Poder Executivo da administração pública paulista.

O conteúdo disponibilizado pretende guiar os agentes públicos que trabalham nos Serviços de Informações ao Cidadão (SIC) a darem os primeiros passos no atendimento aos pedidos de acesso à informação dirigidos aos órgãos e entidades estaduais.

CONSULTA À CARTILHA

Pedido de Acesso à Informação

São considerados como informação pública os dados, as informações e os documentos sem restrição de acesso, que não sejam pessoais ou sigilosos, e que disponham de conteúdo de interesse público, produzidos pelo Estado ou acumulados por ele ou decorrentes de vínculos entre o Estado e as entidades privadas.

SOLICITAÇÃO DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Decisões LAI - Segunda Instância Recursal

A Coordenadoria de Ouvidoria e Defesa do Usuário do Serviço Público é responsável pelo recebimento, instrução e análise dos recursos administrativos em pedidos de acesso à informação, nos termos do artigo 20 do Decreto nº 58.052/2012, aliado ao Decreto nº 61.175/2015. Além da apreciação dos recursos, a CODUSP também auxilia na orientação e fiscalização do cumprimento das normas de acesso à informação por parte dos órgãos e entidades da administração pública estadual. No link abaixo, será possível acessar as decisões administrativas de todos os pedidos de informação em que os solicitantes não ficaram satisfeitos com a resposta recebida inicialmente.

CONSULTA ÀS DECISÕES

CEAI - Atas de Reunião

A COMISSÃO ESTADUAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO – CEAI é a terceira e última instância recursal na avaliação das negativas de acesso aos pedidos de informações dirigidos aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
No link abaixo, estão reunidas as atas de reunião da CEAI.

CONSULTA

Rol de Documentos Classificados/Desclassificados

O Decreto nº 58.052/2012 estabelece a obrigatoriedade de publicação do rol de documentos, dados e informações classificados e desclassificados nos últimos 12 (doze) meses no site do próprio órgão e no Portal da Transparência. Disponibilizamos no link abaixo a lista de órgãos que realizaram esta publicação.

DOCUMENTOS CLASSIFICADOS/DESCLASSIFICADOS

Relatórios de Indicadores de Atendimento da Lei de Acesso à Informação (LAI)

Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), uma unidade do Arquivo Público do Estado de São Paulo, tem o objetivo de orientar os órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado na implementação efetiva de seus Serviços de Informações ao Cidadão – SIC, além de atender e orientar o cidadão sobre a localização e andamento de documentos de seu interesse particular ou coletivo junto a todos os órgãos da Administração Pública Estadual.

Com o objetivo de aprimorar os serviços aos cidadãos, a CAC desenvolve diversas atividades sendo uma delas a elaboração de estatísticas relativas aos pedidos de informação efetuados em virtude da Lei de Acesso à Informação, inclusive dos pedidos efetuados por meio do Sistema Integrado de Informações ao Cidadão (SIC).

Os relatórios apresentados possuem os seguintes indicadores:

  1. Quantidade de atendimentos realizados pela CAC e canais utilizados para tais atendimentos;
  2. Solicitações de informações registradas no Sistema SIC.SP, com indicadores relativos a solicitações atendidas e negadas pelos SICs de todas as unidades estaduais;
  3. Número de recursos em trâmite durante o período do levantamento

Observatório de Acesso à Informação

Links Externos


Avalie aqui o Portal