O que é o Portal
O Portal da Transparência do Estado de São Paulo, administrado pela Controladoria Geral do Estado, conforme previsto no artigo 25, inciso XII, do Decreto nº 66.850, de 15 de junho de 2022, é um site que disponibiliza informações ao cidadão sobre diversos assuntos relacionados à gestão pública do Estado de São Paulo, incluindo a arrecadação e a utilização do dinheiro público.
Instituído por meio do Decreto nº 57.500, de 08 de novembro de 2011, o Portal tem a finalidade de centralizar e divulgar informações e dados de interesse público referentes à transparência na gestão, sendo um importante instrumento de controle social. Por meio do Portal, os cidadãos podem consultar, acompanhar e fiscalizar as ações realizadas pelos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de São Paulo.
As informações e dados divulgados no Portal são provenientes de diversas bases de informações, como: do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (SIAFEM), da Bolsa Eletrônica de Compras de São Paulo (BEC/SP), da Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH), de vários sistemas da Secretaria da Fazenda e Planejamento e de outras Secretarias, autarquias, fundações, empresas dependentes, entre diversas outras. As informações e dados são disponibilizados para conhecimento do cidadão por meio de documentos, planilhas, consultas detalhadas, gráficos e dados abertos.